sábado, 3 de novembro de 2007

Zorra Total – Dra. Lorca: do repúdio à oportunidade de mercado

O grupo de discussão Nutrição Profissional, o qual eu modero, recebeu inúmeras mensagens de repúdio sobre o quadro humorístico Dra. Lorca, do programa Zorra Total (Globo). Particularmente não assisto ao programa, mas fiquei curioso sobre o porquê de tanta revolta de nossos colegas nutricionistas.

Procurei os vídeos no Youtube e os assisti. Logo minhas aulas de marketing vieram à tona: aproveite um fato e transforme em oportunidade.

Vamos, primeiramente, supor que hoje a Xuxa faça o pronunciamento de uma nova gravidez. Empreendedores antenados logo ficarão noites sem dormir pensando nas oportunidades deste evento: lançamento de cremes antiestrias e outros produtos cosméticos para gestantes e bebês, roupas para gestantes, DVD de massagem para a gestante e o bebê, entre outros artigos. Imaginem o mercado que se movimenta com apenas uma pequena frase “Estou grávida”. Pode parecer bobagem, mas é o comportamento do consumidor.

Que tal transportar o fato citado para o exemplo do nutricionista? Estamos diante de uma distorção da atuação do profissional que, trabalhada de maneira correta, pode trazer benefícios. O importante é ser rápido!

O nutricionista que conhece o perfil do consumidor de serviços de nutrição, em especial da Nutrição Clínica em consultório, deve conhecer bem o perfil do consumidor que procura este tipo de serviço e também o perfil dos que não o procuram. Quantas pessoas necessitam de orientação nutricional e não vão à procura de um nutricionista? Muito provavelmente é por falta de informação. Realizar palestras, distribuir folhetos, fazer contatos e parcerias são algumas das ações que podem ser realizadas. Atitudes como esta promovem a melhoria da saúde pública, além de projetar a imagem correta do nutricionista e possibilitar orientar mais pessoas para uma alimentação adequada ao perfil daquele indivíduo.

Aproveitar esta oportunidade PODE!

3 comentários:

  1. ola Ricardo!!
    Gostaria se fosse possivel que voce divulgasse crusos na area de marketing, estou interessada no assunto
    Parabens pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você!
    Acho que é a grande oportunidade da Profissão de Nutricionista se tornar mais conhecida pela maioria da população. Mesmo que o quadro seja de sátira (pois é um programa de humor) é veiculado na emissora de maior audiência e em horário nobre... o próprio Silvio Santos já relatou uma vez que os sósios e piadistas que mantem a sua fama...
    Portanto, que dure por muito tempo este quadro....
    Se depender de mim...Isso pooodeee !! rsssss

    bjos com carinho
    Márcia Ribeiro
    estudante Nutrição - UNIFENAS/BH

    ResponderExcluir
  3. Foi o que eu disse no grupo. Aproveitar a oportunidade, é o lance nesse momento.
    Ainda mais com a nova notica dos planos de saúde...

    Viva à nva era da nurição. Estamos em um período de transformações... façamos nossa parte

    Aline

    ResponderExcluir