domingo, 31 de agosto de 2008

Alimentação dos bebês requer atenção dos pais

Depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado alertando os pais sobre o risco do consumo de mel por crianças com menos de 1 ano de idade, os cuidados com a alimentação dos bebês foi intensificada. E muitas dúvidas surgem quando escolher o tipo de alimento para dar aos pequenos. Afinal, o que pode ser consumido e o que deve ser evitado? Além do mel, existem outros alimentos que só podem entrar na dieta após a criança completar 1 ano?

O professor de pediatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), José Espin Neto, conta que uma regra básica deve ser adotada para a alimentação de bebês com até 6 meses. “O aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até o sexto mês. Se a mãe não pode amamentar, a criança deve usar só o leite”, orienta.

Para crianças com mais de 6 meses, algumas frutas e legumes começam a ser introduzidos de forma paulatina e a regra é seguir sempre as recomendações de pediatras. Afinal, a alimentação vai garantir o desenvolvimento saudável da criança. Outra regra básica é não usar alimentos industrializados na dieta dos pequenos. Espin Neto explica que, nessa idade, o risco de alergia é muito grande. “Os conservantes e corantes presentes em alguns produtos industrializados são potencialmente alérgicos”, explica. Nessa categoria, entram produtos como refrigerantes, sucos prontos e alguns iogurtes.

A professora Luciana de Lima Mondin, mãe da Giulia de Lima Mondin, de 5 meses, foi surpreendida pelo comunicado da Anvisa. “Só agora eu sei que o mel só pode ser dado depois de 1 ano”, conta. Como a filha já está em uma escolinha, a pediatra orientou Luciana a oferecer suco, frutas e papinha de legumes aos poucos. “Ela só come papinha de legumes e eu procuro colocar bastante verde na comida”, diz.

Fonte: www.cosmo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário